segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Obra: Bandeiras do Brasil 2019 - Autor: Sérgio Pacheco - Técnica: Acrílica sobre eucatex e MDF - Dimensões: diversificadas - Ano: 2019


BANDEIRAS DO BRASIL 2019
As formas geométricas e as cores da nossa bandeira sempre me fascinaram como um flerte hipnótico, porém, demorado e passional. Formas e cores inspirados no positivismo. Retângulo, losango, circulo, estrelas e faixa com letras, numa ordem de encaixes perfeitos: verde, amarelo, azul e branco. Ambas as cores que falam por si, e se sustentam num equilíbrio bidimensional. São incontáveis às vezes em que a minha imaginação fragmentou  todas essas formas. Quantas vezes inverti suas cores nessas formas, com se fosse um jogo lúdico. 
BANDEIRAS DO BRASIL 2019 veio traduzir e materializar numa linguagem pictórica, através das tintas com seus pigmentos ministrados com muito esmero para alcançar a fidelidade de todas suas cores: quentes, frias e neutras.
Durante a feitura das telas descobri que existem infinitas possibilidades de locomoção e posicionamento de suas formas, porém, limitado o trânsito de suas cores, isto é, não gozam a mesma liberdade de intervenção.





























É uma apropriação oriunda de uma emoção que traduz o meu sentimento ufanista. A minha gratidão a Deus por eu ser brasileiro, no qual me orgulho e respeito tanto.
Nos períodos da ditadura militar, acredito que jamais seria possível uma realização como essa com sotaque e corpo de subversão: seria essa a real leitura da minha obra, enfim, um insulto ao maior símbolo nacional.
BANDEIRAS DO BRASIL 2019 é o resultado de estudo, observação e pesquisa, no qual o meu envolvimento e dedicação, fizeram com que essas obras fossem realizadas com sucesso. Obras que têm vida própria e que trazem na sua essência a tangibilidade, a ponderabilidade com alma democrática. 


















Nesse mesmo ano acontecia a eleição para presidente do Brasil, portanto, o partido de direita PSL apropriou-se das cores da nossa bandeira: verde amarelo, azul e branco em toda sua campanha. Nisso os adversários de esquerda até então, resistem em não usar quaisquer coisas que lembram as cores da bandeira nacional, justamente por fazer alusão ao partido opositor. Hoje, vestir-se de verde ou amarela é um código ou uma dica de apoio e afirmação de uma militância ou empatia à direita alusivos ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário