sábado, 27 de junho de 2009

Minhas influências artísticas



Larama ou Arcelino Amaral - 1934 - 2004. Artista plástico, filósofo, pensador, escritor e comunicador, este foi o meu mestre. O conheci em sua primeira fase de pintor introspeccionista. Suas obras são convites à transcendência. Paisagens paradisíacas, seres etéreos e divindades povoaram seu universo onírico e fantástico. Tais interpretações aborreciam-no por sua vivência com a psicometafísica, assim dizia ele. Não gostava de ser confundido com os surrealistas. Pois, tratando-se de arte, o realismo plástico de suas obras eram observados no fazer das texturas, sombra e luz difusa numa fidelidade quase fotográfica. Portanto, sua arte era a biografia de sua alma. Nos finais de 70 trabalhei com ele e seu filho mais velho. Em seu studio pintávamos de tudo: telas, cartazes, placas, faixas, letreiros, confecções de molduras, etc.  Larama era um artista genioso, falava pouco, não gostava de muitas perguntas, apenas nos orientava à observação. Tentava me convencer em pintar igual a ele, aquelas coisas de viagem astral. Mas a minha preocupação estava no momento em que o país estava mergulhado. A minha proposta era de uma expressão com discurso panfletário... Momento ideal de contestar através desta arma poderosa que é a arte.

8 comentários:

  1. Olá, tenho uma tela do Larama e gostaria de avaliar, como faço para entrar em contato contigo.
    Segue abaixo meu e-mail/msn:

    fred-sapulia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Sérgio Pacheco,
    Sou pesquisadora e fui convidada para participar do projeto "Minas: Território da Arte" da Editora C/Arte Projetos Culturais. O Projeto vai realizar um estudo sistematizado da produção artística atual de todas as Regiões do Estado de Minas. O nome do LARAMA está na lisa do CRAP/MG e este é o motivo do meu contato. Caso vc tenha o contato da família desse artista, e vc sendo também artista plástico, entre em contato.
    A publicação terá circulação nacional e ampla cobertura da mídia, o que vai possibilitar um incremento na carreira dos artistas participantes. Essa primeira etapa da pesquisa pretende catalogar em fichas individuais os artistas, portanto não há um critério de seleção, todos podem enviar seu trabalho. Esse material será encaminhado ao setor de pesquisa e posteriormente analisado e selecionado para a publicação. Entre em contato para maiores informações sobre o projeto e ficha de cadastro.
    Atenciosamente, Jacqueline Prado – pesquisacomarte@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. 'Pai sinto tanto sua falta, mas sei que estás e estarás sempre com os que te amam, eterno Artista. Amo muito ele. Saudades.'

    ResponderExcluir
  4. Larama, filho da cidade Rio do Prado, norte de Minas, onde nasci e o conheci de perto. Só que a cidade nunca ouviu falar o nome Larama. conheci por acaso na cidade de Brumadinho através de uma amiga. Soube da sua morte depois de muito tempo. Conterrâneo e amigo. Que Deus aprecie sua sensibilidade amigo. Jorge Benicio.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo que a vida não nos tenha sido justa... Espero sentar contigo em uma de suas paisagens e conversar sobre ela.
    Te amo pai... Além do que passou.
    Sou mais de ti do que imaginava.

    ResponderExcluir
  6. O de está os quadros de laranja?? Fui influenciado por ele tambet

    ResponderExcluir
  7. Grande mestre Larama, o pouco que eu lhe conheci me abriu muito a mente, queria ter te conhecido melhor.

    ResponderExcluir