sábado, 27 de junho de 2009

Minhas influências artísticas


Montes Claros, meados de 1970. Enquanto a ditadura prendia e arrebentava, um naipe de significantes artistas plásticos produziam a todo vapor, sem que aquele sangue maculasse suas expressões. Muitos ficavam arredios, contudo, não queriam fazer dos pincéis suas armas. A insatisfação e o repúdio emolduravam aquele momento de repressão. Dentre todos esses artistas destaco Konstantin Christoff - (1923 - 2011) genial, irreverente e ousado. Crítico e autocrítico, dono de uma paleta convulsiva de universo questionador. Particularmente, eu viajava em suas obras, naqueles contornos, naquelas pinceladas fauvistas. Ilustrador, cartunista e colorista por excelência. É aprazível ver em suas propostas a poesia e a sensualidade nas formas, cores e espaços. Uma pintura engajada e impecável. Em 1980 conversávamos, enquanto ele regava seu jardim, dizendo num tom meio tedioso: - Não entendo aquela panelinha existente em BH. Certa vez ele comprara uma tela minha para presentear um amigo. Eu havia pintado um cabeludo abraçando o globo terrestre: Título: Donos do mundo - óleo s/tela - 30 x 40 - 1979. Confesso que me senti envaidecido com aquela venda. Konstantin era búlgaro, além de artista plástico um conceituado cirurgião plástico no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário