domingo, 14 de agosto de 2016

Ilustrações dos textos publicados pelo Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais - SLMG -1985 a 1990 - Teatro Municipal de Sabará, MG. 2011

Há tempos eu ensaiava uma exposição de todas as ilustrações dos textos de escritores renomados, que havia feito para o Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais - SLMG. Nesta mostra estariam as minhas principais ilustrações de 1985 a 1990. Nesta época, eu pegava os textos na residência do programador visual Sebastião Nunes, em seguida executava com esmero uma gravura, pintura, colagem, etc. Mais tarde, eu passei a pegar os textos na Imprensa Oficial com os escritores: Jaime Prado, Adão Ventura e Manoel Lobato. Na verdade, eu estava realizando o meu sonho de artista na minha adolescência: ilustrar qualquer coisa para o Suplemento Literário. Essa ideia partiu em meados dos anos 70, quando vi pela primeira vez uma caricatura de Caetano Veloso estampada nesse jornal, que naquela época direcionado à massa intelectual. Enfim, contabilizei mais de vinte ilustrações feitas por mim, hoje, registradas e arquivadas em suas devidas páginas. Esta mostra foi realizada no hall do Teatro Municipal de Sabará, devidamente acomodada em molduras sobre cavalete.














































Sérgio Pacheco, o polivalente

       Trabalhei dois anos como diagramador do Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais, a convite de Murilo Rubião, e fechava as edições semanais com Jaime Gouvêa.
       Foi no início da década de 1980. Nesse período, contei com vários ilustradores sabarenses, que com seus talentos embelezaram as páginas do jornal: as irmãs Sônia e Simone Barbosa, o experiente Humberto Guimarães e meu amigo Serginho, que ilustrou diversos contos e poemas.
      Batalhador incansável, ele não acredita em limites, e transita com prazer e alegria por diversas áreas, como pintura, poesia, ilustração e música.
      Esta mostra é um pouco sua imagem, de quem gosta de fazer de tudo um pouco e um pouco de tudo, como artista polivalente.
      Espero que seja apenas mais uma de tantas que virão pela frente, pois um artista como ele nunca se cansa, e está sempre inventando moda.
Boas e bonitas modas, como as desta exposição.


Sebastião Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário