sábado, 18 de outubro de 2014

O MANIFESTO ARTÍSTICO CONTINUÍSTA





                   MANIFESTO ARTÍSTICO CONTINUÍSTA

     O Manifesto Artístico Continuísta tem o suporte espiritual, filosófico e científico. Este Manifesto traduz a responsabilidade do homem pelo planeta terra, enquanto artista plástico, enquanto ser humano encarnado ou desencarnado.
A causa nobre da bandeira Continuísta é acreditar na vida após a morte, sendo assim, a arte após a morte, onde o artista continua sendo o mesmo, fazendo arte em outras dimensões, intuindo e inspirando artistas encarnados através da psicopictografia.
    O Manifesto Artístico Continuísta afirma veemente que todo artista é um ser que diferencia dos demais seres humanos: diferentes em viver a vida, de sentir o mundo. Diferentes fisicamente, psicologicamente e espiritualmente. Todo artista Continuísta ignora por completo o termo "natureza-morta", comumente usado na pintura de gênero que retrata flores, frutos, animais mortos e objetos inanimados.

No entanto, aprendemos e vivenciamos que na "natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Portanto, achamos o termo "in natura"mais apropriado. 
Reportamos que Da Vinci dissecou cadáveres para melhor entender o corpo humano, mas nunca passou pela sua cabeça em esmiuçar e descobrir o DNA de quaisquer seres animados. Até hoje, os anais da história da arte insiste em reproduzir esse termo.
Todo artísta continuísta tem a convicção de que a arte antecede o homem, e que a mesma não é a sua invenção, portanto, o mundo é uma galeria de arte a céu aberto por excelência, vistos como monumentos geológicos, espalhados por todo planeta Terra.
     As obras da Arte Continuísta se dividem em Primárias e Secundárias
Uma obra Continuísta Primária deverá ter pelo menos três telas. No caso da pintura de cavalete, para evidenciar o movimento Continuísta, o autor terá de pintar o mesmo quadro várias vezes, porém, acrescentando algo que difere um do outro, obedecendo o mesmo tema, as mesmas técnicas e escalas, tendo a liberdade total quanto as cores, e mantendo a unidade entre os mesmos. Num processo parecido com as gravuras em série, podendo ser igual, quanto o processo de impressão das mesmas, semelhante ao quadro a quadro de uma fotografia.

Toda obra Continuísta deve ter à frente da assinatura os três pontos de reticências, dando a entender que estamos diante de uma série Continuísta. Veja os exemplos acima e abaixo.
No caso Continuísta Secundária, o autor teria total liberdade de fazer intervenções numa única obra, respeitando a temática proposta, sem nunca ter a obrigação em terminá-la, estando a mesma em constante atualização.Porém terá que estar assinada como se estivesse concluída. Entretanto, jamais poderá ser finalizada.
     O movimento Continuísta é de alcance a todo seguimento das artes plásticas, independente de gênero ou estilo.
Manifesto Artístico Continuísta - Idealizador: Sérgio Pacheco - Artista plástico & Restaurador de obras de arte - Outubro 2014       


Obra: Sobremesa do tempo - Autor: Sérgio Pacheco - Técnica: Esmalte sintético s/madeira - Dimensões: 80 x 200 - Ano: 2016 - Sabará, MG.





Esta é uma obra Continuísta Secundária que terá intermináveis intervenções, enquanto pertencer ao artista que a criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário