segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ilustrações - REVISTA AMAE EDUCANDO - 1987


1986 a 1987 - Fui arte finalista na Artes Gráficas Siracusa, onde executei serviços de past up, diagramações e ilustrações. Naquele tempo, ainda não existia a computação gráfica; tudo era feito artesanalmente. As letras decalcáveis, retículas, símbolos e adornos, ambos criados pela LETRASET, eram recursos que tínhamos para confecção de logomarcas, cartazes, folders, malas diretas, capas de livros e revistas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Literatura e Artes Visuais

Em textos que tais fundou-se a prática de pintores e poetas durante séculos; aqueles iam buscar, para suas composições, inspirações nos temas literários, e estes tentavam pôr diante dos olhos dos leitores imagens que somente as artes visuais, ter-se-ia pensado, poderiam adequadamente oferecer. Uma vista de olhos a uma antiga tradição que remonta à descrição do escudo de Aquiles feita por Homero convencer-nos-à facilmente de que poesia e pintura têm marchado constantemente de mãos dadas, numa fraterna emulação de metas e meios de expressão.

Mario Praz

sábado, 8 de agosto de 2009

Ilustrações de textos para o Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais - 1985/1988

As ilustrações eram feitas em preto e branco: nankim, guache, aquarela, acrílica, grafite, caneta esferográfica, etc. As técnicas variavam entre colagens, aguadas e bico de pena. Quanto aos textos, a princípio eu os pegava em mãos com o programador visual Sebastião Nunes, depois com Manoel Lobato, Adão Ventura ou Pascoal Mota. Ilustrei textos de autores renomados nacionais e estrangeiros. Fiz trinta e três ilustrações, num tempo que deixou saudades.

As primeiras produções de 1985




Abacate - Acrílica s/eucatex - 20 x 30 - 1985- A minha preocupação quanto ao resultado plástico, estava na busca de luz e sombra que valorizassem mais o contraste claro/ escuro e consequentemente a forma. A natureza-morta foi uma das temáticas, onde pude exercitar pinceladas rápidas de leves empastes, minimizando as cores chapadas. Enfim, composições simples sobre pequenos suportes.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Artes Plásticas & Restauração - 1984/1985


Em 1984 iniciava as obras de restauração do forro da capela-mor da Igreja de Nsra. do Carmo em Sabará. A carência de profissionais para auxiliar nessa atividade era evidente. Então, ofereci minha mão-de-obra até a conclusão da mesma. Como aprendiz, foi uma experiência maravilhosa em crescimento artístico e profissional. Trabalhar com obras do Mestre Aleijadinho, Vieira Servas, Joaquim Gonçalves Rocha e outros. Nessa época, o meu compromisso com as artes plásticas ficou dividido. Então, era o fazer e o restaurar disputando o mesmo espaço artístico em meu coração, pois, eu estava apaixonadíssimo pela arte barroca e rococó, que para mim eram velhas e belas novidades. Em artes plásticas foi significativa a minha produção apesar do pouco tempo disponível para tal. Mas, valeu a pena, foi gratificante e edificante.
Visite: www.sergiopachecorestaurador.blogspot.com

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Varal de Pinturas - 1983 - Sabará


Da série: Tons na paisagem - Guache s/papel cartão - 40 x 30 - 1983 - Aquisição: Ângela Del Rio

Varal de Pinturas - 1983 - Sabará


Da série: Tons na paisagem - Guache s/papel cartão - 30 x 20 - 1983 - Aquisição: Ângela Del Rio

Varal de Pinturas - 1983 - Sabará


Igreja das Mercês - Bico de pena e aguada s/ papel couché tela - 15 x 10 - Aquisição: Ângela Del Rio

Varal de Pinturas - 1983 - Sabará


Casa Azul - Bico de pena e aguada s/papel couché tela - 10 x 15 - 1983 - Aquisição: Ângela Del Rio

Varal de Pinturas - 1983 - Sabará


Ruína Melo Viana - Bico de pena e aguada s/papel couché tela - 10 x 15 - Aquisição: Ângela Del Rio

Varal de Pinturas - 1983 - Sabará


Igreja de São Francisco - Bico de pena e aguada s/papel couché tela - 15 x 10 - Aquisição: Ângela Del Rio